domingo, 11 de novembro de 2007

Pedofilia é crime ou insanidade mental – Parte 1

Adaptação do texto de Leandro Sarmatz - Revista Super Interessante

Sexo com crianças é um caso de policia. Mas tambem um problema de saude mental. Por que alguns adultos ultrapassam as fronteiras? Como explicar a pedofilia? Cada vez mais essa palavra aparece nas bocas escandalizadas da sociedade. E não é pra menos! Nos últimos anos, a Igreja Catolica teve que se haver com uma série explosiva de denuncias de abusos sexuais perpetrados no interior sagrado de suas paroquias. Padres estupravam pre-adolescentes. Abusavam dos jovens corpos e da confiança depositada em sua suposta autoridade moral e religiosa.

O caso do medico de Sao Paulo que sedava e mantinha relações intimas com seus jovens pacientes, e que ainda por cima transformava as cenas de abuso em filmes pornograficos amadores, tem elementos suficientes para despertar a repulsa de qualquer um. Celebrado nos circulos cientificos e na midia, o medico era considerado uma autoridade no tratamento de jovens. O escandalo foi suficientemente grande para alterar algumas relações entre medicos e pacientes.

Embora a Organização Mundial de Saúde nao defina a pedofilia como uma doença, medicos e psicanalistas divergem na forma de classificar o problema e nas estrategias para combate-lo. A psicanalise define a pedofilia como uma perversao sexual. Nao se trata propriamente de uma doença, mas de um disturbio psiquico que se caracteriza pela obsessao por praticas sexuais nao aceitas pela sociedade.

E enquanto os noticiarios de TV alardeiam escandalos de padres e medicos pedofilos, o grosso dos casos acontece mesmo dentro de casa. "Há um pacto de silencio", denuncia o psicologo Antonio Augusto Pinto Junior,coordenador do Centro de Referencia à Infancia e à Adolescencia de Guaratingueta, municipio do interior paulista. Por medo da reação da sociedade, grande parte dos casos de pedofilia familiar não vêm à tona. Se na intimidade do lar acontecem violencias como essas, o que dizer quando o pedofilo ganha as ruas?

Paises como Brasil, Republica Checa, Sri Lanka e Filipinas faturam milhoes com o turismo sexual todos os anos. Num dos bordeis mais famosos de Praga, na Republica Checa, meninos de 12 anos, disponiveis 24 horas por dia, faturam nesse periodo, o equivalente ao salario mensal de um trabalhador. Será que no futuro, por mais distante que possa parecer, esses altos valores compensarão a infancia perdida e todas as frustrações às quais serão acometidos esses jovens? Varios estudos sobre o assunto ja comprovaram que a criança violentada hoje, será o adulto pedofilo amanhã. E esse circulo vicioso jamais se romperá, criando para a sociedade mais um absurdo aceito e tido como normal.

Nenhum comentário: